PLANO DE ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:







PLANO DE ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

Séries iniciais

COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA e GEOGRAFIA.





I. OBJETIVO:



LÍNGUA PORTUGUESA:
“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de

errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser

feitas”.

(Rubem Alves)

OBJETIVOS GERAIS:



Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:



§ localizar informações explicitas e implícitas em um texto;

§ estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;

§ ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;

§ revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;

§ compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;

§ produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;

§ escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);

§ considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;



§ Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;

§ Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.



MATEMÁTICA:

“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”



Rubem Alves)



OBJETIVOS GERAIS:

Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;



COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:

§ resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;

§ elaborar hipóteses;

§ propor soluções e explorar possibilidades;

§ identificar informações em tabelas e gráficos que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.

§ desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental e estratégias de verificação e controle de resultados.

CIÊNCIAS:

“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.

(Benjamim Franklin)

OBJETIVOS GERAIS:

Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.



COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:

§ observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;

§ considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.



HISTÓRIA e GEOGRAFIA:

“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”

(Pedro Demo)



OBJETIVOS GERAIS:

Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.

Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.



HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:

§ comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.

II – CONTEÚDOS

LÍNGUA PORTUGUESA:

2ª, 3ª e 4ª SÉRIES

§ leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;

§ manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;

§ socialização das experiências de leitura;

§ busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);

§ leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;

§ análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;

§ leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;

§ revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;

§ escuta de textos lidos pela professora;

§ atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;

§ utilização estratégias de leitura;

§ análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);

§ produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;

§ uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);

§ o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);

§ produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;

§ revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;

§ participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;

§ manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;

§ narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;

§ descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e objetos;

§ exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;

§ adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);

§ análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);

§ escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.



2ª SÉRIE

§ número natural;

§ exploração da contagem de rotina (100 até 1000);

§ seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento ( a ordem e inclusão de classes)

§ sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas;

§ agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;

§ unidade, dezena e centena;

§ leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;

§ decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;

§ as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias;

§ percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de um polígono, medidas de tempo.



3ª SÉRIE

§ sistema de numeração decimal;

§ ordens, classes, leitura e escrita;

§ números ordinais;

§ operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;

§ situações- problema envolvidas com números naturais;

§ frações, números decimais;

§ medidas: comprimento, massa, volume, tempo;

§ geometria: curvas, retas, polígonos;

§ perímetro e área.



4ª SÉRIE

§ número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição nas diversas ordens;

§ operações com números naturais;

§ utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias;

§ conceito de múltiplos e divisores de um número natural;

§ números racionais absolutos;

§ formas fracionárias; frações equivalentes;

§ adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência;

§ multiplicação de um número natural por fração;

§ fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;

§ porcentagem;

§ unidade de capacidade - litro;

§ unidade de massa;



§ conceito de área e superfície;



§ medidas de superfície com unidades não padronizadas;



§ o metro quadrado – problemas com perímetro;



§ geometria – superfície – conceito;



§ superfície delimitada nas figuras planas variadas.



2ª SÉRIE



§ Higiene pessoal (física, mental e social).

§ A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.

§ As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;

§ Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.

§ Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.

§ Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.





3ª SÉRIE



§ O Planeta Terra;

§ O solo;

§ A água;

§ O ar;

§ Transformações no ambiente;

§ Seres vivos.



4ª SÉRIE



§ Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;

§ Influência da energia solar e das chuvas;

§ Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;

§ Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;

§ Efeito dos ventos nas atividades humanas;

§ Relação do solo e vegetação;

§ Aproveitamento dos recursos naturais;

§ Diferenças de estações do ano;

§ Constelações, referenciais dos hemisférios;

§ Bússola – instrumento de orientação;

§ Fenômenos transformadores da crosta terrestre;

§ Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;

§ Percurso da corrente elétrica e sua utilização;

§ Uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;

§ Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;

§ O corpo humano – órgãos e aparelhos;

§ Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;

§ Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;

§ Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;

§ Medidas de Primeiros Socorros;

§ Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;

§ Cadeias alimentares.





HISTÓRIA e GEOGRAFIA:



2ª SÉRIE



I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO



§ A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;

§ Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;

§ A história pessoal e familiar;

§ Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;

§ Exploração do meio ambiente pelos sentidos.





I I – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE



§ Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;

§ Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;

§ Inauguração de lojas e fábricas;

§ Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;

§ Origem do nome da escola e das ruas do bairro;

§ Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);

§ Datas comemorativas.

§ A escola, a casa nos grupos sociais;

§ Espaço e tempo (físico e social);

§ Regras, normas e leis;

§ O trajeto casa / escola;

§ Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.



I I I - ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL



§ Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;

§ Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;

§ Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;

§ Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;

§ Convivência solidária e democrática.



3ª SÉRIE

§ A história do seu município:

Ø paisagem, relevo, clima, vegetação;

Ø zonas urbana e rural;

Ø limites;

Ø agricultura e pecuária;

Ø indústria e comércio;

Ø transporte e comunicação;

Ø governo do município.









4ª SÉRIE

§ Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.

§ Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;

§ Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;

§ Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;

§ A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;

§ A questão da posse da terra e imigração campo - cidade;

§ A produção na cidade e no campo;

§ A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;

§ As atividades agropecuárias no seu Estado;

§ O comércio;

§ As cidades e conservação dos serviços públicos;

§ Os impostos e seus empregos na sociedade;

§ As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;

§ A conservação ambiental e a destruição da natureza;



I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA

§ Aulas dialogadas;

§ Aulas expositivas;

§ Aulas na biblioteca;

§ Aulas na sala de informática;

§ Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);

§ Cartazes;

§ Debates;

§ Dinâmicas de grupo;

§ Discussão;

§ Estudo do Meio;

§ Feira (Ciências , Livro);

§ Gravador / som;

§ Leituras de vários gêneros textuais;

§ Livros Paradidáticos;

§ Material de Artes;

§ Material de sucata;

§ Palestras;

§ Realização de experimentos;

§ Recortes de jornais e revistas;

§ Seminários;

§ Trabalhos em grupos;





§ Trabalhos individuais;

§ Vídeo (documentários e entretenimento);

§ Mapas.


I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO



§ A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.



§ Recuperação paralela: será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.


V - Projeto de informática

1. Objetivo

· Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).

· Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.

Disciplinas: Integração de todas sendo:

Recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas , terceiras e quartas séries



OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino – aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz.



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